Ciências
No Uruguai, é a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCYT) que tem o papel de coordenar e articular as ações do governo sobre a inovação, as ciências e a tecnologia para o desenvolvimento do país.
Em 2010, o Gabinete Ministerial de Inovação (antigo SNCYT) aprovou o PENCTI (Plano Estratégico Nacional das Ciências, Tecnologia e Inovação) que tem como objetivo criar as condições para que o conhecimento e a inovação sejam instrumentos fundamentais no desenvolvimento do país, aumentando os investimentos com medidas como:
Aumentar a articulação dos investidores com realidades produtivas e sociais para contribuir a inovação,
Reforçar a inovação nas empresas,
Financiar as inovações,
Tornar acessível para todo mundo a ciência e a tecnologia
etc.
Além do SNCYT, existem dois protagonistas na paisagem da pesquisa, tecnologia e inovação no Uruguai: o CONICyT e a ANII.
O CONICyT (Conselho Nacional da Pesquisa, Ciência e Tecnologia) depende do ministério da Educação e da Cultura. Está definido pela lei 18.084 de 2006 como uma instituição aconselhando o pode executivo, legislativo e assim o GMI nos planos, políticas gerais e prioridades relativos às temáticas da ciência, tecnologia e inovação no país.
O ANII (Agência Nacional de Pesquisa e Inovação), criado no mesmo ano que o CONICyT, disponibiliza para o público fundos para ajudar a pesquisa, bolsas nacionais e internacionais e programas para favorecer a inovação e o empreendedorismo, no setor privado e público. Ela pode ser definida como o braço executivo do CONICyT e do PENCTI. A ANII desenvolveu o SNI (Sistema Nacional dos Pesquisadores) um programa de apoio econômico com a base de um sistema de avaliação estrito.
Ela também criou o portal Timbó que permite o acesso gratuito a todo tipo de publicações científicas do mundo inteiro para os uruguaianos. A ANII funciona como um órgão de coordenação dos atores implicados no desenvolvimento da pesquisa, do conhecimento e da inovação. Ela é liderada por uma diretoria de 5 pessoas escolhidas pelo GMI. O acompanhamento do funcionamento dos diferentes programas da ANII é feito pelo CONICyT.
Comentários
Postar um comentário